Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

A Natureza e o Ecoturismo

Águia Cinzenta (Urubitinga coronata) registrada recentemente na Serra do Gambá, em Entre Rios. Crédito/Arnaldo Lima.

A natureza em sua definição mais ampla quer dizer – tudo que se refere ao mundo natural ou ao universo físico – fazendo referência aos grandes fenômenos naturais que ocorrem a todo momento no planeta, incluindo toda forma de vida e existência. Sua definição mais técnica provém da palavra latina natura, que significa – qualidade essencial ou até mesmo o curso das coisas de forma natural – sem dependência humana para que tais fenômenos aconteçam.

A vida em si faz parte da natureza. E tenho a ousadia em dizer que a vida e a natureza são sinônimas, sem vida não há natureza e sem natureza não há vida. E nesta imensidão perfeita a natureza se materializa de diversas formas, sendo uma delas as suas belas paisagens afrodisíacas que chamam a atenção de muitas pessoas, fazendo-as buscar maior proximidade com esses locais. E é aí que entra o Ecoturismo.

Águia Cinzenta (Urubitinga coronata) registrada recentemente na Serra do Gambá, em Entre Rios. Crédito/Arnaldo Lima.

Então, bora falar sobre a beleza de nossa região?

Estamos inseridos no circuito Campo das Vertentes, e também, estamos dentro de algumas rotas alternativas da Estrada Real. É um orgulho fazer parte desta tão importante rota, que marcou e marca até hoje a história das pessoas que habitam ou que se aventuram em passar por ela. Esta região é palco de muita cultura, culinária, religiosidade e paisagens naturais. Quem passa por aqui com certeza não esquece.

As cidades de Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Piracema, Passa Tempo e  Carmópolis de Minas possuem como biomas predominantes a Mata Atlântica e o Cerrado, fazendo um lindo contraste entre eles.

Outro detalhe interessante e comum entre essas cidades é a altitude em relação ao nível do mar, em média de 1.000 metros em todas elas. Existem até alguns fragmentos de campos rupestres, caracterizada por uma vegetação menos densa com grandes formações rochosas ricas em minério de ferro. Mesmo com a grande produção da agropecuária e exploração de minério que é muito forte em nossa região, ainda existem grandes fragmentos de matas e campos preservados, proporcionando lugares maravilhosos para serem visitados, como grandes cachoeiras, rios de larga escala, trilhas por dentro da Mata Atlântica, entre outras belezas naturais. E por ser uma região, relativamente alta, temos o privilégio de ter acesso a serras que podem chegar até 1500 metros de altitude, proporcionando um visual incrível para quem gosta de aventura e contemplação da natureza.

A fauna de nossa região também é riquíssima. Por ser uma localidade que faz transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, a biodiversidade é grande por aqui. Há registro de vários animais incríveis, tais como: a Jaguatirica (Leopardus pardalis), a Onça parda (Puma concolor), o Lobo Guará (Canis jubatus) que já entra como um animal quase ameaçado de extinção. Temos também o tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla) que está em nível vulnerável no estado de conservação e também a Águia Cinzenta (Urubitinga coronata) que infelizmente está ameaçada de extinção e que foi registrada recentemente em Entre Rios, uma grande vitória para nossa região.

Então caros leitores, esta região é maravilhosa e muito rica em paisagens naturais, fauna e flora. Tem muito lugar interessante e belo para visitar por aqui. Nos próximos textos, serão apresentados alguns desses locais para visitação e contemplação da natureza, sempre contendo informações culturais, relatos de visitantes e rotas pontuais para facilitar a visitação de todos, e claro, terão tópicos de quão importante é a preservação destes ambientes e da natureza de modo geral.

Vocês estão preparados para embarcar nessa aventura? Aguardo vocês na próxima coluna.

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.

2 comentários em “A Natureza e o Ecoturismo”

  1. Gabriella Stéfany

    Nossa cidade tem mesmo uma riqueza natural incrível! O conteúdo do Jornal está muito massa.

Deixe uma resposta