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Coronavírus: dicas para as empresas enfrentarem a crise

Coronavírus: Empresas podem vencer essa batalha? É o momento das empresas encontrarem soluções para reduzir o impacto financeiro causado pela pandemia do covid-19. Para isso, é preciso calcular todas as receitas e despesas, verificar quais medidas apresentadas pelo governo podem ajudar e usar a criatividade para atender as necessidades dos clientes e, com isso, continuar vendendo.

Em meio aos cuidados necessários para evitar que os profissionais sejam contaminados pelo coronavírus, as empresas ainda precisam encontrar soluções para reduzir o impacto financeiro causado pelo baixo volume de vendas neste período.

Mesmo essa situação atingindo todos os portes, os MEIs (Microempreendedores Individuais), micro e pequenas empresas são os que mais sofrem com a perda de lucratividade.

O caminho, portanto, é encontrar alternativas para manter o negócio funcionando e sair da melhor maneira possível dessa crise econômica. 

Veja como você também pode conseguir isso.

Faça um levantamento de todas as despesas e receitas

O primeiro passo para sair da crise provocada pelo coronavírus é colocar na ponta do lápis todas as receitas e despesas do seu negócio.

Considerando o período de quarentena, no qual as pessoas não saíram às ruas, por isso, compraram menos, é bem provável que a sua conta deste mês não feche.

Nesse caso, é possível se beneficiar de algumas das medidas lançadas pelo governo e pelas instituições financeiras, como linha de crédito emergencial para pagamentos de salários, renegociação de contratos, facilidade no pagamento dos impostos com a postergação do pagamento e empréstimos mais acessíveis pelas instituições financeiras.

Mantenha contato com os clientes

O fato de a maioria das pessoas estar em quarentena não quer dizer que você precisa se distanciar (totalmente) dos seus clientes.

Manter contato durante esse período, ainda que virtual, é importante para deixar a sua empresa em evidência e estreitar os laços com seu público.

Além disso, é uma excelente oportunidade de identificar novas necessidades que podem ser supridas pelo seu negócio, por exemplo, novos produtos, diferentes formas de entrega etc. 

Disponibilize diferentes canais de vendas

E por falar em forma de entrega, ainda que não se tenha números oficiais, é visível que o isolamento social aumentou o uso dos serviços de delivery.

Com isso, até empresas que ainda não utilizavam esse recurso passaram a adotar para continuar vendendo durante a pandemia de coronavírus.

Unindo às redes sociais como Facebook e Instagram, e aplicativos de mensagens como WhatsApp, muitos empreendedores conseguiram perceber que a utilização de diferentes canais de venda é uma boa solução para não zerar os lucros durante esse período.

Além disso, a utilização das mídias sociais é uma potente ferramenta de marketing que vai contribuir para a divulgação dos seus produtos e serviços também depois dessa fase.

Ofereça novos serviços

Mas de outro lado há os prestadores de serviço — como setor de beleza, estética, bem-estar e outros — que não conseguem se beneficiar do sistema de delivery para entregar o que comercializam aos clientes.

Se esse for o seu caso, uma alternativa é identificar novos serviços que podem ser disponibilizados. Por exemplo, você pode aproveitar o momento para prestar consultoria ou oferecer cursos, tudo on-line.

Academias de ginástica e profissionais desse setor estão aproveitando essa fase para criar treinos, disponibilizando virtualmente aos clientes. Outro exemplo são os psicólogos, que estão dando continuidade aos atendimentos utilizando salas virtuais.

O segredo é identificar como ajudar seus clientes durante a quarentena do coronavírus e ver quais serviços podem continuar prestando remotamente sem ter prejuízo.

Crie promoções

Outra forma de criar receita ainda durante a pausa nas atividades é fazendo promoções. Essa solução também pode (e deve) ser estendida após a reabertura dos comércios e demais empresas.

Como a economia está parada e muitas pessoas estão segurando seus orçamentos e direcionando verba apenas para o que é essencial, as promoções são um importante incentivo para que o público volte a comprar. Dessa forma, a economia também volta a crescer. 

Ainda que não tenha o lucro esperado, reduzir os preços de produtos e serviços garante certa renda, mantém seu negócio ativo e evita que você fique com estoque acumulado, dependendo do seu segmento.

Aprimore suas competências

Durante o tempo que sua empresa estiver parada por conta do coronavírus é também bastante importante que você se aprimore e adquira novos conhecimentos.

Aproveite os diversos cursos on-line que estão sendo liberados e aprenda mais sobre o seu ramo de atuação, a como lidar com o público, conheça novas ferramentas que podem otimizar processos, aprenda sobre finanças etc.

Enfim, as possibilidades são inúmeras e os temas a serem abordados também. Por isso, dedique um tempo durante essa fase para estudar.

Aqui vale lembrar que, quando tudo isso passar, os empreendedores que estiverem mais capacitados e atentos às inovações serão os que mais rapidamente vão sair da crise.

Vamos fazer a diferença?

É fato que a situação econômica do Brasil e do mundo vai levar certo tempo para se normalizar. Por isso, é essencial não se desesperar e ter paciência, porém, se manter ativo para evitar o máximo possível os impactos negativos. 

Este é o momento ideal para usar a criatividade e tirar boas lições dessa situação. Por exemplo, ficou claro para muitos setores que não basta usar apenas um caminho para chegar ao consumidor. Ou ainda, muitos perceberam que podem oferecer mais de uma solução aos clientes, abrindo caminho para novas ofertas de produtos ou serviços.

Assim, a pandemia de coronavírus está levando as empresas a encontrarem novas soluções para conseguirem sair da crise mais fortalecidas e prontas para futuros desafios.

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.

1 comentário em “Coronavírus: dicas para as empresas enfrentarem a crise”

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