A Cachoeira do Açaí é um dos, se não o maior, ponto turístico ambiental da cidade de Piracema – MG.
Este patrimônio natural leva esse nome porque o proprietário do terreno, onde fica a cachoeira, plantou diversos pés da palmeira cujo o fruto é o açaí. A ideia dele é manter o ambiente preservado de uma forma sustentável, para não agredir o meio ambiente e ajudar na preservação deste local maravilhoso. O ambiente também possui uma estrutura completa para os visitantes com bar, restaurante, lanchonete e até mesmo um chalé para a hospedagem dos visitantes. Um local muito bem arrumado com todo carinho, contendo uma área aberta para os visitantes, uma lagoa ao fundo e até mesmo um caiaque para os mais aventureiros se divertirem na lagoa. Ah, o local também faz a venda do tão aclamado açaí.
A cachoeira, também conhecida como Cachoeira do Paracatu, leva este codinome, o mesmo da região onde ela está. Fica próximo também das regiões de Sobradinho, Caetanos, Bexigas, Geada entre outros vilarejos.
A Cachoeira do Açaí chama atenção por sua queda d’agua, 33 metros de queda de uma água preservada, sem nenhum resquício de poluição. A nascente do rio que leva a cachoeira fica próximo ao local, num raio de aproximadamente 15km. Após a queda, temos o primeiro tanque. Não é muito propício para nado, pois há muita areia e pedras no local, e por ser também, um local relativamente raso, exceto em épocas de cheia. Quando há muita água, há locais no tanque podem chegar até 3 metros de profundidade. Seguindo o fluxo do rio, há muitas pedras e mata por toda a parte, um local muito legal para quem gosta de fazer trilhas descendo o curso do rio. Mais abaixo possui um segundo tanque, com uma área bem legal para descanso, pois há muita sombra e uma formação rochosa lisa ideal para o descanso.
A parte principal da cachoeira é muito agradável, a estrutura conta com bancos e mesas. Também tem uma área plana, possibilitando um grande conforto para quem ali visita. O local é cercado de placas educativas, que ajuda muito na conservação do ambiente.
Vale ressaltar, a formação da vegetação do local, é um ambiente característico do bioma mata atlântica e com alguns fragmentos de cerrado em seus entornos, com grandes formações rochosas, que dá vida a esta cachoeira. Há registros de muitos animais interessantes em sua região, que dependem do bioma mata atlântica, tais como o Gavião-Pega-Macaco (Spizaetus tyrannus) e Pica-Pau-Rei (Campephilus robustus). A ocorrência destes animais é uma prova de que esta região é preservada, pois os mesmos possuem uma sensibilidade de distúrbios antrópicos, o que significa – são sensíveis ao desmatamento e isto fragmenta o habitat natural da espécie – sendo um dos maiores fatores para a extinção de todos os animais e plantas.
Como chegar na Cachoeira do Açaí:
Partindo do centro da cidade de Piracema – (CLIQUE AQUI) – segue o caminho do Google Maps.
Segue também um vídeo no Youtube que mostra completamente o local e uma entrevista com o proprietário do terreno, pessoa que cuida de lá com muito amor e carinho, vale a pena conferir:
Novamente, dois tópicos que são de extrema importância:
- Todo cuidado é pouco para a visitação em cachoeiras. O terreno normalmente é irregular com muito lodo, umidade nas pedras, pedras pontiagudas, tanques fundos e etc. O risco de acidentes é grande, é aconselhado ter muita atenção, principalmente com as crianças.
- O lixo não faz parte da natureza, ele a mata e traz danos para todo o ecossistema e para nós seres humanos. Sejam conscientes galera. Quando forem para estes locais e levarem alimentos, bebidas e afins, levem eles de volta com você. Infelizmente é muito comum ver muito lixo em nossas cachoeiras e em todo o meio ambiente. Traga o lixo contigo e deixe apenas o amor e a gratidão por ter o privilégio de poder contemplar esta maravilha que é a natureza, em todas as suas formas.
Divirtam-se com consciência, até a próxima!