Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Serra do gambá – Entre Rios de Minas/Jeceaba – MG

Serra do Gamba

Olá, amigos leitores do Folha Real, com enorme prazer estamos de volta com a coluna ECO Real, onde traremos um pouco do Ecoturismo da nossa bela e rica região.

Anteriormente, apresentamos paisagens naturais, mais especificamente, cachoeiras. Mostramos também algumas informações sobre o clima e um pouco de nossa fauna/flora local, contendo observações e advertências de como se preservar todo o ecossistema.

Hoje, iremos falar sobre um ponto turístico diferente do que já foi exposto aqui na coluna, guiaremos nossa aventura através da Serra do Gamba.

A vista do alto da Serra do Gamba. Crédito: Prefeitura de Entre Rios-MG.

A Serra do Gamba faz divisa com as cidades de Entre Rios e Jeceaba. Seu ponto mais alto chega até 1275m de altitude facilitando a visibilidade de cidades como Jeceaba, São Brás, entre outras, um lugar bem alto sendo um dos maiores da região. No seu pico há um mirante com uma vasta área de observação/descanso e possui uma cruz esculpida valorizando o cartão postal do local. Esta cruz é também um sinal de fé, pois é comum expedições de romeiros por lá.

Outro público que é bem comum encontrar por aqui são os trilheiros que percorrem os caminhos com suas motos ou bicicletas, é uma ótima escolha se aventurar por este local, pois as trilhas estendem-se por sobre as matas e seus grandes morros proporcionam desafios radicais.

O local também pode proporcionar acampamentos, caminhadas, fotografias e até mesmo voos livres para os mais corajosos. É um local de muita riqueza para o ecoturismo.

A vegetação da serra e seus entornos se dá principalmente por uma área de transição entre Mata atlântica e Cerrado, mais predominante o Cerrado. Há alguns pontos preservados destes biomas, porém a maior parte que conseguimos ver é a vegetação tomada pela agropecuária, muito forte na região.

Porém, ainda sim é um local de vários animais e exemplares de plantas interessantes como a Embaúba, uma árvore pioneira. Outros exemplares como o Lobo-guará, Raposinha-do-Campo, Cachorro-do-Mato, e a Águia-Cinzenta, animal ameaçado de extinção que já foi visto e fotografado na serra.

E como chegar na Serra do Gambá? A serra fica localizada na comunidade de São José das Mercês, Entre Rios de Minas – MG. Não há portaria, sendo assim, a entrada é franca e não há visitas guiadas no local. Segue abaixo o mapa saindo do Hospital Cassiano Campolina

(CLIQUE AQUI – MAPA)

Caminho de acesso a Serra do Gamba. Crédito: Secretária de Turismo e Cultura de Minas Gerais.

Pra finalizar, quem já é leitor assíduo está acostumado a estas informações. Irei deixar dois tópicos importantes para quem pretende visitar pontos turísticos naturais:

Todo cuidado é pouco para a visitação em cachoeiras. O terreno normalmente é irregular com muito lodo, umidade nas pedras, pedras pontiagudas, tanques fundos etc. O risco de acidentes é grande. É aconselhado ter muita atenção, principalmente com as crianças.

O lixo não faz parte da natureza, ele a mata e traz danos para todo o ecossistema e para nós seres humanos. Sejam conscientes, galera! Quando forem para estes locais e levarem alimentos, bebidas e afins, levem o lixo que eles geram de volta com vocês. Infelizmente é muito comum ver muito lixo em nossas cachoeiras e em todo o meio ambiente. Traga o lixo contigo e deixe apenas o amor e a gratidão por ter o privilégio de poder contemplar esta maravilha que é a natureza, em todas as suas formas.

Divirtam-se com consciência, nos vemos na próxima coluna.

LEIA TAMBÉM:

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.