Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Dicas para curtir o Carnaval

Nutrição e Carnaval

Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas se preparam para a folia. Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados que o corpo precisa para suportar o desgaste físico do feriado.

Neste período, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos aumenta. O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e o corpo perde muita água.

Fazer refeições leves e beber muito líquido durante o carnaval é necessário para a manutenção da energia física e mental, mas a maioria das pessoas acabam esquecendo disso e exagerando na alimentação, além de consumir bebidas alcoólicas em excesso.

O indicado é fazer as três principais refeições – café da manhã, almoço e jantar – e lanches leves nos intervalos.

Programe-se de acordo com o horário das festas:

Cuidar da alimentação é um ponto chave para curtir o Carnaval sem surpresas. Crédito: Banco de imagens.

No café da manhã, “consuma cereais integrais, frutas e adicione proteínas, como ovos, queijos brancos, além de sucos desintoxicantes e energizantes.

Para o almoço e o jantar, a sugestão é realizar refeições equilibradas e leves, de fácil digestão.

Coma uma boa salada, uma proteína de fácil digestão – como ovos, peixes ou frango –, uma leguminosa e uma boa fonte de carboidrato, como batata doce ou inglesa, macarrão, mandioca e arroz.

Antes de sair para a folia, as pessoas devem comer, evitando alimentos muito pesados e gordurosos.

Os lanches dos intervalos e durante a folia devem ser nutritivos e práticos, pois vão garantir energia para curtir à folia. Barra de cereais (escolha aquelas sem adição de açúcar e xarope, para que você não tenha quedas de energia), frutas frescas ou secas, além de sucos naturais.

Muita água para hidratar

É preciso se hidratar corretamente para manter a energia, evitar desidratação e ressaca.

Opte também por água mineral, água de coco, suco de frutas ou, então, isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva.  Caso o objetivo seja não sair (muito) da dieta, bebidas alcoólicas devem ser consumidas com bastante moderação.

O consumo de bebidas alcoólicas nunca deve ser com o estômago vazio. Para isso, intercale os drinks com água e lanches.

Consumo de bebidas

 Se abusar da bebida alcoólica é possível contornar a situação e aproveitar o resto da folia. Para evitar a ressaca, dois cuidados são importantes:

1º – Beber água ao longo da noite: bebidas isotônicas também são ótimas, porque têm açúcar, reidratam, não têm gás e são saborosas. Sucos de frutas e água de coco também são boas opções.

2º – Não fique em jejum: é importante se alimentar, antes de beber. Beber em jejum pode causar desconforto, enjoos, tonturas, entre outros sintomas e situações desagradáveis, como náuseas, vômitos e dores de cabeça.

Tomar soro caseiro é uma forma de tentar contornar a situação para não perder o resto do feriado. Isso auxilia na hidratação e fornece açúcar de fácil absorção para recuperar as energias.

Dicas de alimentação para apreciar sua folia de forma saudável

Beba muita água! Procure ingerir 2 a 3 litros de água ao dia. Você também pode investir na água de coco e nos sucos de fruta naturais, como o de uva, por exemplo;

Bebidas alcóolicas: Para quem gosta de uma “cervejinha” no carnaval, é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo, por isso é importante manter a ingestão de água em conjunto;

Coma frutas da estação: As frutas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação;

Coma vegetais verde-escuros: Alimentos como a couve, o brócolis, a rúcula, o agrião… estes vegetais atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca;

Programe-se: Não fique longos períodos em jejum!

Coma alimentos que te forneçam energia: Assim você manterá o pique total no carnaval! Aposte nos cereais, barra de cereal, arroz e massa, mas dê preferência a versão integral destes alimentos;

Atente-se às condições de higiene dos locais que você se alimenta: Observe as condições de higiene e a limpeza do ambiente/estabelecimento;

  • Observe a higiene do vendedor (se ele manuseia o dinheiro e o alimento sem lavar as mãos, por exemplo);
  • Não ignore seu olfato: se algo não cheira bem, é porque não deve estar bem.

Cuidado especial ao consumo de frutos do mar e alimentos vendidos na praia: Por conta do calor, estes alimentos estragam facilmente e nem sempre estão mantidos em temperaturas corretas;

Evite os lanches naturais que contenham maionese ou molhos: Assim como os frutos do mar, a maionese e os molhos são muito perecíveis e estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos sob temperatura correta. Você não quer ser pego por uma infecção intestinal e estragar sua folia, não é mesmo?

Evite alimentos muito gordurosos e as frituras: Por demorarem mais para serem digeridos e provocarem sono, podem estragar a sua festa! Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Depois da folia

Ao final de um dia de carnaval, para quem tomou bebidas alcoólicas, o consumo de chá de boldo auxilia o trabalho do fígado, órgão encarregado da sensação de ressaca.

Receita de suco combate ressaca

Sucos e chás são excelentes combatentes contra à ressaca. Crédito: banco de imagens

Suco de abacaxi com hortelã e couve

Ingredientes

2 fatias de abacaxi

1/2 folha de couve

Hortelã a gosto

1 limão

3 rodelas de pepino

350 ml de água de coco

Modo de preparo

Corte as fatias de abacaxi, separe a gosto a hortelã e junte a couve, o pepino, o limão e a água de coco. Misture tudo e bata no liquidificador.

LEIA TAMBÉM:

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.