Hoje iremos falar sobre as belezas naturais de nossa região e o ponto turístico escolhido para esta coluna é a Cachoeira das Pedras em Desterro de Entre Rios.
Situada nas imediações do povoado rural de Pedras do Cevar, a cachoeira é um atrativo muito conhecido pelos habitantes da região. Em contrapartida, não é tão conhecida ou visitada pelos moradores de Desterro e redondezas, e é por isso, que hoje falaremos sobre e mostraremos como é belo e agradável o local.

Vamos começar por suas águas e formações rochosas. A cachoeira possui um formato um pouco diferente, pois há um lajeado de pedra bem grande que vem lá de cima do rio e se abrange até a formação do tanque na parte inferior da cachoeira. Como este lajeado é inclinado, as águas descem sobre as pedras formando uma bela mistura entre as pedras e águas. Já na parte do tanque, a água se acumula em grande quantidade e por um grande espaço sobre o leito do rio, o tanque tem aproximadamente 20m² e a profundidade em épocas de cheia podem chegar até em 4 metros da superfície até o chão, um lugar excelente para nado, possuindo algumas pedras que podem proporcionar alguns saltos das para a água. Agora temos um detalhe que é bem marcante desta cachoeira, para muitos é ponto positivo e para outros pode ser um ponto negativo, a temperatura da água. Para quem não conhece, vocês imaginam qual é a temperatura desta água? Quem chutou que é gelada, acertou. Como o rio que desagua nesta cachoeira é cercado por matas ciliares, o sol não consegue adentrar nestas águas e as mesmas só irão ter contato com o sol no tanque, fazendo assim a temperatura abaixar. E aí, vocês encarariam esta aventura?
Outro detalhe maravilhoso que temos nesta cachoeira é a sua vegetação. Bem em frente a cachoeira tem uma serra com a mata muito, mas muito bonita, com uma biodiversidade vegetal e animal muito grande. O bioma desta mata está caracterizado por um fragmento de mata atlântica com cerrado. Um lugar onde pode ser visualizado com facilidade muitos Tucanos (Ramphastos toco). Há registros também de Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) e até mesmo Pica-pau-rei (Campephilus robustus), sem contar na grande variedade de mamíferos, repteis e outros animais.
A cachoeira também proporciona um ambiente de camping. Logo na chegada possui um gramado muito extenso com algumas árvores dispersas, lugar ideal para se montar as barracas, fazer uma fogueira e preparar o alimento dos que ali visitam.
E como chegar na Cachoeira das Pedras? Existem três ou mais caminhos, mas irei disponibilizar o de mais fácil acesso. Partindo de Desterro de Entre Rios, segue:
(Clique aqui para abrir o MAPA)
Vale ressaltar, novamente, dois tópicos que são de extrema importância:
Todo cuidado é pouco para a visitação em cachoeiras. O terreno normalmente é irregular com muito lodo, umidade nas pedras, pedras pontiagudas, tanques fundos, etc. O risco de acidentes é grande. É aconselhado ter muita atenção, principalmente, com as crianças.
O lixo não faz parte da natureza, ele a mata e traz danos para todo o ecossistema e para nós seres humanos. Sejam conscientes, galera! Quando forem para estes locais e levarem alimentos, bebidas e afins, levem eles o lixo que eles acumulam de volta com você. Infelizmente é muito comum ver muito lixo em nossas cachoeiras e em todo o meio ambiente. Traga o lixo contigo e deixe apenas o amor e a gratidão por ter o privilégio de poder contemplar esta maravilha que é a natureza, em todas as suas formas.
Divirtam-se com consciência, até a próxima!