Você já apresentou algum tipo de comportamento de forma descontrolada? Come de forma exagerada até sentir desconforto? Estourou o limite do cartão em compras, mesmo ciente do resultado? Já passou vergonha na frente dos colegas repetidas vezes, por não conseguir controlar a quantidade de bebidas durante a festa?
Tais comportamentos que fogem ao seu suposto autocontrole são considerados sinais e sintomas de Compulsão. Inicialmente o indivíduo busca na ação algo que lhe traga prazer e satisfação imediata, contudo a repetição descompensada lhe traz culpa e ressentimento.
Em nosso cérebro, funciona o sistema de recompensa, ele está condicionado a buscar repetições prazerosas, liberando naturalmente dopamina, serotonina e noradrenalina num fluxo de energia positiva.
A problemática é que o indivíduo compulsivo apresenta alterações no sistema de recompensa. Essa imposição fisiológica irresistível leva o sujeito a manter padrões de comportamentos inadequados lhe causando prejuízos à saúde física, mental e social.
É relevante identificar os fatores causais que desencadearam os sintomas iniciais, bem como os gatilhos que estimulam a
Compulsão. Com ajuda clínica é possível fazer o diagnóstico, tratamento e prognóstico. A terapia pode ajudar a diminuir ou até mesmo cessar o ato compulsivo. Em breve será exposto os tipos de
Compulsões e Métodos de Tratamento.
Na Terapia Real podemos juntos equilibrar o Ser, Buscar Qualidade de Vida e Saúde Integrativa!