Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Ecossistemas – Definições e a importância da sua preservação

Ouvimos falar muito sobre Ecossistema, mas você sabe realmente a definição e sua importância para toda a vida terrestre? Então vamos lá, definir, exemplificar e guiar através de tópicos práticos.

 A definição de ecossistema é um conjunto formado por toda iteração dos componentes bióticos (seres vivos), tais como plantas, fungos, animais etc., e também, pelas iterações dos componentes abióticos, que são os elementos físicos e químicos, tais como a água, o ar, o solo, os minerais, entre outros. Em resumo, o ecossistema é toda conexão onde há vida.

Um ecossistema é um complexo dinâmico de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo) interagindo como uma unidade funcional. Crédito/Imagem Ilustrativa.

Como definido acima, os ecossistemas podem ser:

  • Terrestres – grandes florestas
  • Aquáticos – rios e lagos e, até mesmo em pequenas escalas, como poça de água parada onde ali pode se estabelecer um ciclo de vida, como por exemplo a proliferação de insetos que dependem de água parada para sua fase larval até virarem insetos adultos.

Os agentes abióticos como a temperatura, ventos fortes afetam diretamente nos ambientes bióticos, mostrando a sua correlação e importância para a manutenção da vida.

Agora que já temos uma explicação exemplificada sobre o que é ecossistema, podemos entrar na importância de manter os níveis de vida equilibrados e citar algumas aplicações práticas de como tudo isso acontece.

Para isso, temos que entrar no conceito de “serviços ecossistêmicos” que são contribuições diretas e indiretas prestadas pelo ecossistema a sociedade, sendo para serviços econômicos, bem-estar e qualidade de vida, diversidade cultural, recursos naturais, clima e, até mesmo, infraestrutura.

No ano de 2001, foi lançado um programa de pesquisa sobre mudanças ambientais em parceria com a ONU, denominado: Avaliação Ecossistema do Milênio (AEM), que tem por objetivo melhorar a proteção dos ecossistemas. Com isto, foram criadas algumas categorias em que os serviços ecossistêmicos se dividem, valorizando pontuando a grande importância desta preservação. Vou explicar as categorias abaixo:

  • Provisão: São os recursos alimentícios, hídricos, madeira (para inúmeros fins), biocombustíveis e recursos genéticos, que são basicamente os seres vivos que trazem benefícios econômicos;
  • Suporte: Se baseia nas formações de solo aptas para o plantio, construções e criações de reservas e etc. Ciclagem dos materiais orgânicos usando os agentes decompositores como aliados. Produção de oxigênio proveniente das plantas e algas;
  • Regulação: Equilíbrio climático incluindo a incidência de chuvas e correntes de ar. Agentes polinizadores que são responsáveis por grande parte da reprodução natural de plantas, gerando alimentos. Controle de erosões ajudando na maior infiltração de água no solo, evitando sérios danos como enxurradas e inundações. Purificação das águas para o uso potável e para o seguimento de seu ciclo natural;
  • Cultural: Ecoturismo proporcionando o bem estar de visitantes a belezas naturais. Espiritualidade, maior conexão natural. Valores educacionais atravéz de educação ambiental.

Bom pessoal, com todas estas informações ficou claro a importância da manutenção positiva do ecossistema e para isto acontecer tem que haver o equilíbrio entre todas as iterações, bióticas e abióticas, por isso a deterioração do meio ambiente é um grande vilão. Com isto, perde-se habitats naturais, extinções de espécies, perda de biodiversidade e tudo sendo agravado pela poluição, são fatores que afetem a disponibilidade que um ecossistema equilibrado pode oferecer.

Então, caros amigos, manter e respeitar os ecossistemas de forma equilibrada é fundamental para a manutenção da vida, tanto em quesitos sociais, quanto econômicos, culturais e naturais. É de responsabilidade de todos prezar por esse valor inestimável e, não apenas por ser o nosso papel como seres humanos respeitadores do ambiente em que vivemos, também pelo fato de que é muito mais fácil e mais barato preservar do que recuperar uma vez que tudo já foi degradado.

Pensem nisso, se agirmos de forma diferente, eu tenho certeza que pelo menos o meio em que vivemos terá resultados positivos em prol da conscientização ambienta. E isto será passado de geração em geração.

Ainda há esperança!

LEIA TAMBÉM:

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.