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As fases do 1º ano de vida

As fases do 1º ano de vida

O desenvolvimento infantil é o conjunto de habilidades motoras, emocionais e cognitivas que a criança adquire nos primeiros anos da vida. Acompanhar as etapas do desenvolvimento infantil pode representar um papel muito importante para o crescimento forte e saudável das crianças além de ser muito prazeroso. Porém, para muitos pais, mães e cuidadores é um momento de grandes preocupações, é normal surgirem algumas dúvidas e inseguranças como, por exemplo: o que o bebê deveria saber fazer com essa idade? Como brincar e estimular sua evolução? Vamos ajudar a responder algumas dessas perguntas no que se refere ao primeiro ano de vida. É necessário conhecer as fases da infância e entender como elas se associam ao desenvolvimento e ao aprendizado da garotada.

No primeiro ano de vida os marcos do desenvolvimento infantil são o sorriso, o olhar a forma como se firma, se mexe e se comunica.

O primeiro ano de vida é fundamental para o desenvolvimento de nós seres humanos, estímulos, carinho e atenção farão diferença na construção da personalidade deste ser no futuro. Crédito/Imagem Ilustrativa.

No primeiro mês de vida os pediatras avaliam os reflexos instintivos da criança como: a reação diante de barulhos, a atração por objetos brilhantes ou luminosos, a capacidade de fechar a mão quando algo é colocado na palma, a capacidade de sucção.

Aos poucos os reflexos vão dando lugar a movimentos intencionais, o bebê passa a fazer maior contato visual com objetos e pessoas, reconhece seus cuidadores, estica a mãozinha para pegar objetos, descobre mãos e pés e os levam à boca, emite balbucios e sons imitando o que ouve, e sorri. 

No que diz respeito ao desenvolvimento motor 3 etapas são muito esperadas, são elas:

  • Sustentar a cabeça: entre 2 e 5 meses;
  • Sentar-se sem apoio: entre 7 e 10 meses;
  • Andar sem apoio: entre 12 e 18 meses.

Oferecer um ambiente seguro, afetuoso e que dê ao bebê oportunidades para explorar é a melhor forma de estimulá-lo, tudo que ele necessita é de carinho e atenção de um adulto.

Listamos algumas idéias de brincadeiras para estimular o bebê mês a mês.

1° mês: no primeiro mês a visão pode ser estimulada movendo objetos coloridos de um lado para o outro a aproximadamente 30 cm do bebê, mudar as posições ao segurá-lo no colo também pode ajudar a firmar o pescoço, chocalhos e sons calmos além de conversas podem ajudar o bebê a compreender o mundo.

2° mês: no segundo mês o cuidador pode experimentar colocar o bebê de bruços algumas vezes ao longo do dia, isso ajuda a firmar o pescoço e os bracinhos, podem ser colocados objetos coloridos para estimular a lateralidade, é de extrema importância que esse exercício seja sempre acompanhado de um adulto e observar como o bebê está reagindo, caso ele chore ou demonstre incomodo pare e tente em outro momento.

3° mês: o bebê pode ser mantido mais vezes de barriga para baixo, mas sempre acompanhado por um adulto, coloque brinquedos ao seu alcance para que ele tente pegar. Ofereça diferentes objetos e texturas para que ele possa tocar ex: madeira, espuma, borracha, tecido etc.

4° mês: no quarto mês o bebê tende a interagir mais nas brincadeiras, e o pescocinho já está mais firme. Nesta etapa, experimente brincar de “sumiu/achou”, e deixar objetos atrativos próximos em superfícies seguras para que ele possa rolar e pegar. Sempre lembre de oferecer mordedores e objetos seguros, pois o bebê nesta idade já começa a levar tudo à boca.

5° mês: no quinto mês o bebê deve ser estimulado a sentar, segure-o pelos braços e puxe um pouquinho para frente. Faça isso em superfícies firmes e macias. A princípio coloque algumas almofadas ao lado e, conforme ele se firmar, poderá sentar-se sem apoio. Deixe alguns brinquedos e objetos um pouco à frente para que o bebê possa projetar o tronco e exercite o equilíbrio. É importante estimular a comunicação, imitando os balbucios e sempre narrar às ações, outra estimulação pode ser mover os músculos da face.

6° mês: no sexto mês o bebê já consegue permanecer sentado com pouco ou nenhum apoio. E já é hora de introduzir alimentos à dieta do bebê o que pode ser um excelente momento para diversão e aquisição de novas experiências como novas texturas e sabores. Vale esconder brinquedos para ele procurar, segurar o bebê pelas axilas e reproduzir o movimento de pula-pula além de muito divertido pode ajudar e muito o bebê.

7° mês: no sétimo mês, estimule os sentidos, apresente sabores texturas e coloque a criança em contato com a natureza. Cante músicas que estimule o movimento de bater palmas, ensine a acenar, e a passar os brinquedos de uma mão para outra ou entregar a outra pessoa.

8°mês: no oitavo mês deixe o bebê mais tempo no chão, numa superfície segura com brinquedos atrativos não muito longe para que ele tente se locomover para alcançá-los. Comemore com ele, quando ele conseguir.

9° mês: Nesse período, a chamada ansiedade de separação costuma estar no seu auge. Nessa fase o bebê não suporta ser deixado sozinho. Isso porque após o 6º mês ela começa a compreender que é uma pessoa separada da mãe e, portanto, pode nunca mais voltar a vê-la quando ela sai. Nesta fase também é provável que o bebê comece a engatinhar ou se arrastar. Uma forma de estimular é colocar obstáculos fáceis como uma almofada ou as suas pernas no caminho entre ele e o objeto de desejo. Ao tentar ultrapassar, ele fortalece os bracinhos e as costas para sustentar o corpo ao engatinhar – lembrando que engatinhar não é considerado um marco de desenvolvimento, pois alguns bebês podem “pular” essa fase.

10° mês:interação da criança com as pessoas ao redor se torna mais complexa e ela ganha habilidades como imitar gestos. Bata palmas, dê tchau e mande beijos para que seu bebê possa imitá-lo. Nessa época, a criança também desenvolve uma linguagem própria e complexa, sendo capaz de manter conversas longas consigo mesma ou com os pais. Mesmo se você não entender nada, estimule-a a falar à vontade. Você pode oferecer a colher para ele tentar comer sozinho. Músicas e instrumentos musicais estimulam o ritmo. Brincadeiras com tintas naturais, giz de cera grande, areia estimulam os sentidos.

11° mês: no décimo primeiro mês, o controle dos movimentos chega às pontas dos dedos. Coloque objetos pequenos, como uma bolinha de papel, próximos da criança para que ela possa pegá-los juntando o polegar ao dedo indicador, como uma pinça. Mas fique atento para que ela não coloque esses objetos na boca e corra o risco de engoli-los. para estimular a criança a andar, procure mantê-la descalça (ou com meia antiderrapante, em caso de frio) para que possa sentir o terreno e firmar melhor os pezinhos. O melhor estímulo é criar um ambiente seguro e livre, sem ansiedade.

12° mês: parabéns, seu bebê completou um ano! É momento de celebrar! Pode ser que ele ainda não caminhe, mas já se locomova para buscar o que quer. Ele busca a comunicação por gestos e balbucios. Reconheça e comemore seus esforços, repetindo os nomes das coisas. No mais, continue conversando, brincando, proporcionando um ambiente afetuoso e seguro.

Aline Millênnia

A primeira infância (0 a 6 anos) , é a fase de maior importância para o desenvolvimento motor, mental, emocional, da linguagem e de socialização das crianças, sendo assim é essencial estimulá-las nessa etapa, a fim de propiciar a elas  uma vida saudável possibilitando que desenvolvam-se da melhor maneira possível durante este período .

Promover instantes de interação e aprendizado não só colabora o com o desenvolvimento de habilidades motoras do bebê, como também com a afetividade.

Em cada etapa da infância os pequenos interagem a sua maneira e assimilam às novidades no próprio ritmo, afinal cada criança possui suas singularidades. Mas embora diferentes as crianças de forma geral quando em uma mesma faixa etária e orientadas pelos seus cuidadores são capazes de realizar atividades semelhantes.

Se você é pai ou cuidador não só se prepare para acompanhar o crescimento da criança, mas se divirta juntamente com elas em cada etapa!

Eliana Resende

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