No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da EDUCAÇÃO SANITÁRIA e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil.
O que ele fez? Pesquisou a prevenção e tratamentos de doenças. Fez gestão pública para que todos tivessem acesso à Saúde.
Para barrar epidemias, divulgou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação dos casos positivos, a captura dos vetores, a desinfecção das moradias em áreas endêmicas e a vacinação.
Sua geração concebeu as bases do que é hoje o Sistema Único de Saúde – SUS.
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967. As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população.
Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.
Tenha hábitos alimentares saudáveis, pequenas ações fazem a vida melhor!