Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISÃO DO FGTS DE 1999 A 2013: SAIBA O QUE É E QUEM TEM DIREITO!

REVISÃO DO FGTS DE 1999 A 2013

O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É uma conta aberta pelo empregador em nome do funcionário, onde a empresa deposita todo mês 8% do salário do trabalhador. Este fundo serve para proteger o trabalhador no caso de demissão sem justa causa, quando isso acontece o trabalhador tem direito 40% do valor do FGTS.

O STF decidirá se os trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS de 1999 a 2013 terão direito a revisão de saldo. Crédito/Imagem ilustração

Todo trabalhador registrado em carteira tem direito ao FGTS, além dos trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador. O FGTS foi criado em 1966.

Se você teve dinheiro na conta do FGTS entre 1999 e 2013 pode ter direito a revisão do saldo do FGTS.

O Supremo Tribunal Federal irá decidir se os trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS de 1999 a 2013 têm direito a revisão de saldo. Como o FGTS é corrigido pela TR (Taxa Referencia) mais 3% ao ano, porém este reajuste não reflete a inflação, fazendo o trabalhador perder ser poder de compra. Os índices que deverão ser usados para correção do FGTS é o INPC – Índice de Preço ao Consumidor ou IPCA-E, pois estes índices acompanham a inflação. A perda do FGTS pode variar entre 48% a 88%.

QUEM TEM DIREITO A REVISÃO E COMO SOLICITAR?

Segundo a tese tem direito a correção do saldo do FGTS entre os anos de 1999 a 2013 todo o trabalhador que possuía saldo na conta seja ele aposentado ou não. Para ter direito a revisão é necessário entrar com uma ação judicial.

Todas as ações ficarão suspensas até decisão do STF. Portanto, em caso de dúvidas procure um profissional para lhe orientar sobre seus direitos!

Leia também:

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.
Etiquetas: