Entre os dias 11 e 19 de maio, professores e alunos da rede pública estadual de Minas Gerais participam do Programa de Educação e Cultura, que os prepara para enfrentar as mudanças mundiais no mercado de trabalho. O projeto contará ainda com mais duas etapas e terminará em junho, com seis cidades sendo contempladas: Santa Bárbara, Congonhas, Barão de Cocais, Itaúna, Desterro e Piracema.
Estruturado em quatro oficinas, o programa será disponibilizado em ambiente digital, começando com workshops que visama formação de 100 professores, onde devem trabalhar com temas como Design Thinking, inovação, criatividade, entre outros. “Nossa ideia com esse projeto é apresentar as estudantes que já começam a pensar em escolher uma profissão, quais serão as habilidades necessárias em um futuro próximo e como podem construir negócios mais adaptados e alinhados com um desenvolvimento sustentável”, diz Igor Furniel, CEO da NTICS projetos.

O projeto ainda vai desenvolver mais três oficinas online até o mês de junho com os temas de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Ao final do projeto, os alunos serão convidados a participar de uma Feira de Ideias, onde devem desenvolver um projeto em equipe, orientados por um professor, desenvolvendo uma ideia de negócio a partir do que aprenderam nas oficinas. As propostas passarão por avaliação e o projeto de maior destaque receberá tablets por cada pessoa. Além disso, tanto aluos quanto professores receberão certificados pela participação.
A ação é patrocinada pelo Grupo J. Mendes, com idealização da NTICS Projetos, que pertence ao Grupo Nest, que realiza ações culturais e socioambientais que já impactaram 3,7 milhões de jovens e adolescentes ao longo de mais de 20 anos.