Entre os dias 8 e 19 de maio, estudantes da rede pública de ensino das cidades de Itaúna, Santa Bárbara, Piracema, Desterro, Barão de Cocais e Congonhas participam de oficinas de fotografia digital. As ações devem impactar diretamente cerca de dois mil alunos de toda a rede estadual de Minas Gerais. A iniciativa faz parte do PEC Eu Faço Parte, realizado pela Cultura Ambiental produções, que realiza ao longo de mais de 20 anos ações culturais e socioambientais, que já mudaram a vida de mais de 3,7 milhões de jovens e adolescentes.
No projeto estão previstas atividades práticas e lúdicas com a utilização do próprio celular, apresentando desde conceitos básicos e técnicas mais comuns a explorar o potencial do aparelho como uma ferramenta de produção artística e, além das oficinas, haverá uma palestra sobre a fotografia contemporânea e sua aplicabilidade em sala de aula. Com o formato híbrido (online e no período de aulas), a programação contempla alunos do ensino médio.

“O objetivo do Programa de Educação e Cultura é estimular e desenvolver o interesse dos jovens pela arte e cultura e contribuir com a agenda de Objetivos e Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU. A fotografia digital foi escolhida por ser uma temática mais próxima e de fáil acesso aos jovens, que são muito ligados à tecnologia”, afirma Igor Furniel, CEO da Cultura Ambiental.
Ao final das oficinas, os participantes receberão um certificado digital.