Buscando enriquecer o repertório cultural de crianças em escolas públicas, instituições assistenciais e hospitais por Minas Gerais, o projeto “Brinquedoteca – A Arte de Brincar 2”, chega a Desterro em sua segunda edição neste mês de agosto.
Para pôr a criatividade das crianças em prática com a valorização das atividades lúdicas com os brinquedos, as oficinas terão duração de duas horas cada, e poderão participar crianças de 0 a 12 anos, sendo 40 alunos por oficina oferecida. Ao todo, 7200 crianças já foram beneficiadas com as doações de livros e brinquedos pelo Brasil.

Cada brinquedoteca é composta por 30 livros de literatura infantil, com cinco títulos em braile e 30 brinquedos educativos, que convidam as crianças a conhecerem novas histórias e a lidarem com os mais variados sentimentos através das brincadeiras lúdicas para desenvolvimento social, pessoal e cultural das crianças, estimulando sua curiosidade e promovendo a evolução da sua autoconfiança, linguagem, pensamento e concentração. Em formato de cubo e com gavetas para guardar os livros e jogos, as estruturas são arredondadas, garantido a segurança dos pequenos, além de contar com 16 banquinhos coloridos, que podem ser guardados dentro da própria estrutura.
O projeto é realizado graças à Lei de Incentivo à Cultura, através do Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Cultura.
Três escolas em Desterro receberão projeto
Três escolas em Desterro receberão o projeto na terça feira próxima (30). O primeiro local a receber o projeto será a E.M. “José Resende de Oliveira”, no povoado Samambaia, a partir das 8h; às 9h, será a vez da E.M. “Padre Luiz”, no povoado do Mumbeca e às 10h a E.M “Padre Roberto Oliveira da Cruz” em São Sebastião do Gil receberá o projeto. Na cidade, a Brinquedoteca conta com o apoio da J. Mendes para sua realização.