Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Boa gestão dos recursos públicos é fundamental para o sucesso da política

Caros leitores,

Dando continuidade à temática sobre gestão Pública, vamos falar um pouco sobre os instrumentos de planejamento aplicados ao setor público. Esse tema é muito relevante para que nós, cidadãos, possamos compreender o processo orçamentário até a efetiva concretização das políticas públicas.

Uma boa gestão dos recursos públicos contribui para o desenvolvimento político. Foto: Divulgação

Então vamos lá:

Orçamento Público

O orçamento público é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos recursos a serem arrecadados (impostos e outras receitas estimadas) e a destinação desses recursos (ou seja, em quais despesas esses recursos serão utilizados) a cada ano. Ao englobar receitas e despesas, o orçamento é peça fundamental para o equilíbrio das contas públicas e indica as prioridades do Governo para a sociedade.

A União, cada estado e cada município elaboram anualmente seu orçamento. No Orçamento, é possível encontrar os valores que o Governo pretende gastar com o seu funcionamento e na execução das políticas públicas, como as de saúde, educação e segurança. Somente as despesas ali previstas podem ser executadas.

Elaboração do Orçamento Público

O processo de planejamento envolve várias etapas, porém três delas se destacam: a aprovação da Lei do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Cada uma dessas leis é proposta pelo Poder Executivo, a partir de objetivos específicos, e depende da aprovação do Legislativo. Isso permite que os vereadores eleitos como nossos representantes influenciem o orçamento, adequando as leis às necessidades mais críticas da população que representam.

Para organizar e viabilizar a ação pública, o PPA declara as políticas e metas previstas para um período de 4 anos, assim como os caminhos para alcançá-las. A LDO e a LOA devem estar alinhadas às políticas e metas presentes no PPA, e, por sua vez, são elaboradas anualmente.

A LDO determina quais metas e prioridades do PPA serão tratadas no ano seguinte – além de trazer algumas obrigações de transparência. A partir daí, a LOA é elaborada, detalhando todos os gastos que serão realizados pelo governo: quanto será gasto, em que área de governo (saúde, educação, segurança pública) e para que.

A ideia é terminar cada ano com a LOA aprovada para o ano seguinte, ou seja, com todo o detalhamento dos gastos e receitas. A LOA é o que chamamos, de fato, de orçamento anual.

No Portal da Transparência dos Municípios, você consegue consultar dados sobre a execução do orçamento, com isso, você cidadão pode acompanhar a execução orçamentária e sua aplicabilidade em prol da população.

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.