A educação Inclusiva é aquela voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. Na educação inclusiva a escola é compreendida como um espaço para todas as pessoas sem qualquer forma de discriminação, com oportunidades iguais para qualquer indivíduo, mas com estratégias diferentes para cada pessoa, de maneira que todos possam desenvolver seu potencial. Mas será que essa é a realidade de todas as escolas?
De acordo com os documentos nacionais e internacionais que resguardam os direitos universais, a educação é um dos direitos básicos de todo e qualquer indivíduo. Todavia é de nosso conhecimento que isso não é o que ocorre em todas as instituições de ensino uma vez que as mesmas contêm diversas fragilidades, como por exemplo: salas lotadas, Falta de funcionários e ausência de formação docente.
Pelos motivos já supracitados e por diversos outros, uma educação verdadeiramente inclusiva é uma tarefa desafiadora, na qual a escola possui um papel essencial: o de promover espaços e propiciar uma inclusão, convivendo com todas as diversidades e, mais, proporcionando trabalhos pedagógicos que abordem a educação inclusiva.
Mas como deve ser trabalhado esse assunto na escola? Abordaremos alguns aspectos especialmente significativos na tentativa de promover uma transformação na educação e um acolhimento da diversidade.
· Currículo
As escolas precisam diversificar seus currículos, trazendo materiais que tratem as experiências e as aprendizagens em inclusão, como debates sobre a diversidade.
· Flexibilização do Currículo
É importante que haja uma flexibilização do currículo, a fim de se adequar as necessidades e realidades de cada aluno.
· Promoção de diálogos
É imprescindível a promoção de espaços onde toda a comunidade escolar possa dialogar sobre a diversidade, valorizando a convivência, a interação, cooperação e respeito entre as partes.
· Formação dos professores
É preciso formar educadores preparados para elaborar estratégias de ensino e adaptar atividades e conteúdo para todos os alunos
· Criação de uma rede de apoio:
É necessário criar uma rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais especializados onde o estudante é visto como responsabilidade de todos e não somente do professor.
· Uso de tecnologias Assistivas
A Tecnologia Assistiva (TA) objetiva aperfeiçoar a funcionalidade de pessoas com deficiência e consiste em uma vasta gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas como, por exemplo, brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
· Projeto pedagógico inclusivo
A escola precisa ser transformada para ser capaz de acolher qualquer aluno, indiferente de sua cor, raça religião, aptidão física ou cognitiva, proporcionando uma educação de qualidade.
Os desafios a serem superados a fim de garantir uma educação inclusiva são muitos. E todos nós, sem exceção, temos papel primordial nessa luta.