Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Cachoeira dos Peixotos – Desterro de Entre Rios MG.

Cachoeira dos Peixotos - Desterro de Entre Rios MG.

Olá, meu amigo leitor, espero que as coisas estejam correndo para todos vocês. Estou de volta trazendo mais um pouco de nossas paisagens naturais e o tema de hoje é sobre a Cachoeira dos Peixotos, localizada na cidade de Desterro de Entre Rios.

Então, bora lá!

Como o Outono chegou, irei trazer uma cachoeira um pouco diferente. Trata-se de um local que é melhor para ser visitada pela sua linda beleza visual e não necessariamente para o nado, devido a suas águas rasas. É um roteiro ideal para o Outono, uma época em que o clima começa a esfriar abrindo caminho para o gelado inverno de nossa região.

Como disse acima, a Cachoeira dos Peixotos é maravilhosa, encanta todos que a visitam. Na sua parte principal ela possui um paredão de aproximadamente 20 metros de altura, onde as águas do rio desaguam sobre elas, formando uma cascata fantástica, em épocas de cheia, este paredão é tomado completamente pela água.

O paredão de água formada na Cachoeira dos Peixotos de aproximadamente 20 metros de altura. Crédito/Abner Coelho

Descendo o curso do rio, as águas vão sumindo e reaparecendo por entres as pedras, o local parece um mosaico natural devido à alta quantidade de pedras ali dispostas, todo este local é cercado por uma mata ciliar e uma vegetação com alguns fragmentos de mata atlântica, ou seja, um ambiente preservado e muito agradável.

Um pouco mais abaixo, há uma espécie de caverna que chega a aproximadamente 3 metros de altura, onde as águas continuam a se desaguar, formando uma mini cachoeira interna, excelente para os mais corajosos se aventurarem e tomarem um banho em um local mais radical. Ah, neste local possuem vários e vários morcegos, porém, são inofensivos, eu aconselho a aventura por lá, o banho de água fria neste local é realmente uma experiência de conexão natural diferenciada.

Observação: Esta cachoeira possui muitas pedras e muitos locais escorregadios, muito cuidado na visita neste local.

Agora que conhecemos um pouco desta bela Cachu, vamos chegar até ela.

Não é um local de fácil acesso. As coordenadas levam até o ponto mais próximo na estrada de terra. Após este ponto, vocês devem descer o pasto sentido as pedras que estão visíveis na parte inferior da estrada. Após chegarem as pedras, adentrem a mata e com segurança atravessem o rio. Depois disto, desçam o pasto seguindo o curso do rio até chegar a uma cerca. Após passar pela cerca, continuem descendo até onde o terreno ficar plano e sem como ir mais para frente, você já estará praticamente na cachoeira, basta seguir para a direita e a poucos metros chegará até ela. Seguem as Coordenadas de Desterro até o ponto de referência da estrada de chão:

(Clique aqui para abrir o mapa)

E para não passar batido, aqueles tópicos que nunca são de mais relembrar:

Todo cuidado é pouco para a visitação em cachoeiras. O terreno normalmente é irregular com muito lodo, umidade nas pedras, pedras pontiagudas, tanques fundos etc. O risco de acidentes é grande. É aconselhado ter muita atenção, principalmente com as crianças.

O lixo não faz parte da natureza, ele a mata e traz danos para todo o ecossistema e para nós seres humanos. Sejam conscientes, galera! Quando forem para estes locais e levarem alimentos, bebidas e afins, levem o lixo que eles geram de volta com vocês. Infelizmente é muito comum ver muito lixo em nossas cachoeiras e em todo o meio ambiente. Traga o lixo contigo e deixe apenas o amor e a gratidão por ter o privilégio de poder contemplar esta maravilha que é a natureza, em todas as suas formas.

Divirtam-se com consciência, nos vemos na próxima coluna.

LEIA TAMBÉM:

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.