Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Compulsão por Compras: Vazio Existencial?

Compulsão por Compras

A Compulsão por compras é um problema que envolve a saúde mental e a situação financeira do indivíduo com esse diagnóstico. Gastar de forma desmedida com o que não é necessário e funcional gera mais ansiedade, frustração e desejo de consumo nesses casos, trazendo prejuízos econômicos e emocionais.

Se você conhece alguém que se encaixa nesse quadro clínico, não se preocupe, existe tratamento para o Comprador Compulsivo!

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% da população mundial sofre de oniomania, compulsão por compras. Crédito/Imagem ilustrativa

Neste caso, o indivíduo não compra por necessidade, funciona como uma compensação relacionada a alguma frustração ou vazio existencial! Por exemplo, a pessoa está no shopping e já se pega numa loja comprando cinco camisas de uma só vez, sendo que não foi ao Shopping com esse objetivo! De repente, já está em outras lojas especulando mais demandas para comprar e comprar! No final das compras nem sempre sabe quanto gastou e, às vezes, se sente com culpa e irritabilidade, em vez de satisfação e prazer pelas compras.

Geralmente, esse sistema de recompensa está associado à insegurança, carência afetiva e medo de não ser aprovado pelo outro. Na ilusão do Ego, o indivíduo busca se preencher afetivamente de carinho e aprovação do outro, comprando objetos e coisas desnecessárias e sem funcionalidade cotidiana!

Os prejuízos são grandes e o indivíduo na maioria das vezes fica endividado, podendo comprometer também a situação financeira de familiares próximos.

Nesses casos, é necessário a intervenção terapêutica para controle da Compulsão! Existem estratégias de enfrentamento e prevenção de gatilhos emocionais que ajudam. É necessário trabalhar com ferramentas terapêuticas comportamentais que treinam autocontrole e autoconhecimento! É possível ressignificar a relação entre o indivíduo e o dinheiro de forma consciente! Onde o sujeito terá controle da mente e o dinheiro o servirá de forma abundante, lhe trazendo crescimento e empoderamento do SER!

LEIA TAMBÉM:

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.