Avançar para o conteúdo

Folha Real

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

(31) 4042-6744 | contato@folhareal.com.br

http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao//jmn-mineracao/
http://www.jmendes.com.br/jmn-mineracao/
https://www.andradeemartins.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
https://agenciaoiti.com.br/
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Cachoeira do Orlando – Passa Tempo MG

Cachoeira do Orlando - Passa Tempo MG

Olá, leitores, estou de volta trazendo mais um tour para os amantes de aventura e ecoturismo. E o ponto que iremos falar desta vez é a Cachoeira do Orlando situada na zona rural de Passa Tempo – MG.

Trata-se de um local bem conhecido e visitado por muitos moradores da cidade em si e de alguns moradores da cidade de Desterro de Entre Rios, porém, esta coluna irá conter informações culturais e históricas que, talvez, alguns de vocês ainda não conheçam e para muitos será uma nova descoberta visual, ambiental e cultural, vamos nessa então?

A Cachoeira do Orlando leva este nome devido ao fato de o terreno onde ela se situa ser de propriedade de um fazendeiro chamado Orlando Urbano, filho de outro forte Fazendeiro Valdemar Urbano (Para maiores informações, visite nossa coluna sobre a Cachoeira do Valdemar:

Ambos já falecidos e quem administra seus terrenos são seus filhos e netos.

O ambiente da cachoeira é muito agradável, muito bonito e muito tranquilo para os visitantes. Um local ideal para levar crianças, pois não há tanques fundos, o que diminui as chances de afogamento. A visão geral da cachoeira é um lajeado de pedra em declive com as águas do rio descendo formando uma cascata muito bem arquitetada que desagua no rio calmo com vários bancos de areia, ideal para as brincadeiras das crianças de forma segura. Para os mais corajosos, existe a possibilidade de descer escorregando pelas pedras até o tanque, o que é mais aconselhável em épocas de cheia onde há mais água para os banhistas caírem, porém, exige cuidado.

Nas imediações da cachoeira há muita mata ciliar, proporcionando sombra para o descanso dos visitantes, um local propicio para áreas de camping, churrascos, chill-outs, fogueiras, práticas de slackline, entre outras variedades. O local é muito rico e possibilita inúmeras possibilidades.

O tanque raso que forma na Cachoeira do Orlando é ideal para crianças se divertirem. Crédito/ Abner Coelho

Em resumo, é um lugar ideal para todas as idades, que vai dos mais aventureiros que podem, por exemplo: explorar as matas e exercitar-se em práticas esportivas, descer o leito do rio a fim de descobrir novas experiências, até mesmo para uma família que quer curtir a tranquilidade de um dia de sol, levando suas crianças e até mesmo pessoas de idade.

 Um detalhe interessante desta ‘cachu’ é que nela pode ser observada ruínas de uma antiga usina hidroelétrica. Esta usina não está ativa há algum tempo. Ela era utilizada para gerar energia as fazendas dos Srs. Urbano, que ficam próximos a cachoeira, detalhe que enriquece ainda mais o local.

  Agora que temos as definições, vamos as coordenadas de como chegar ao local.

Partindo de Passa Tempo – (Clique aqui e acesse o mapa):

E por último e não menos importante, aqueles dois tópicos que os leitores assíduos desta coluna já estão acostumados. Pode parecer repetitivo, mas é de extrema importância fixar isso. Trata-se de nossa segurança e do nosso dever de cuidar do meio ambiente.

Todo cuidado é pouco para a visitação em cachoeiras. O terreno normalmente é irregular com muito lodo, umidade nas pedras, pedras pontiagudas, tanques fundos etc. O risco de acidentes é grande. É aconselhado ter muita atenção, principalmente, com as crianças.

O lixo não faz parte da natureza, ele a mata e traz danos para todo o ecossistema e para nós seres humanos. Sejam conscientes, Galera! Quando forem para estes locais e levarem alimentos, bebidas e afins, levem o lixo que eles geram de volta com vocês. Infelizmente é muito comum ver muito lixo em nossas cachoeiras e em todo o meio ambiente. Traga o lixo contigo e deixe apenas o amor e a gratidão por ter o privilégio de poder contemplar esta maravilha que é a natureza, em todas as suas formas.

Divirtam-se com consciência, até a próxima!

O autor da mensagem, e não o Jornal Folha Real, é o responsável pelos comentários a seguir. Leia os nossos termos de uso.