Data limite está estabelecida até 20 de dezembro
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), anunciou nessa sexta-feira (26), a prorrogação do prazo para vacinação contra Febre Aftosa em Minas Gerais. A medida foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em virtude da dificuldade de entrega de vacinas no estado.
O novo prazo está estabelecido até o dia 20 de dezembro de 2021, previsto na legislação, o pecuarista pode comprovar (declarar) a imunização até 10 dias após o fim da campanha, portanto esse procedimento também foi adiado. No dia 30 de dezembro, encerra-se o prazo para o produtor mineiro declarar a imunização de bubalinos de zero a 24 meses.
Como publicado anteriormente pelo IMA, a comercialização das vacinas contra a febre aftosa é realizada pelos estabelecimentos autorizados da iniciativa privada. Os criadores também poderão efetivar a compra do imunizante até 20/12, dentro do novo prazo acordado com o Mapa.
Entendendo a dificuldade dos criadores em encontrar à vacina, a ampliação do prazo e remanejamento de doses das vacinas foram avaliados e autorizados pelo Mapa a pedido do IMA e entidades representativas do setor, em Minas, pelo Sistema Faemg, sindicatos rurais e associações de criadores de animais.
Os criadores podem comprovar a vacinação dos bovinos e bubalinos usando o modelo eletrônico de declaração que está disponível no link: SISTEMA DE DEFESA AGROPECUÁRIA – SIDAGRO