Vivemos um momento difícil, a pandemia (Covid-19), crise política, o aumento da inflação e do gasto público, queda do PIB, dos níveis de emprego e da renda nos deixam com perspectivas ruins para o futuro.
Mas o que significa tudo isso?
Bora que vou simplificar para que vocês entendam sobre como economia é a ciência que estuda o comportamento humano, suas necessidades e bem estar.
Temos alguns personagens principais nesta história:
As famílias, que somos nós, as pessoas que produz, isto é, trabalhamos para ganhar dinheiro e consumimos, ou seja, gastamos com as nossas necessidades e lazer.
As empresas que é quem detém o mecanismo de produção e de investimento para produzir bens e serviços.
Os bancos têm a função de guardar o dinheiro dos poupadores e emprestá-lo para os empreendedores.
O Governo que desempenha o papel de administrar todo o mecanismo.
Numa sociedade ideal todas as pessoas produziriam para ganhar dinheiro, pouparia uma parte, pagaria imposto para que o governo zelasse das necessidades públicas e gastaria o restante consumindo.
Os bancos guardariam os recursos dos cidadãos e emprestariam as empresas investirem no seu negócio aumentando a capacidade de produção e a renda dos seus funcionários.
E por fim, o governo manteria a ordem do país com educação, segurança, saúde, justiça e etc., com o dinheiro arrecadado através dos impostos.
Tudo que essa galera produz e consome é o que chamamos de PIB.
Mas nem tudo funciona como deveria.
O primeiro grande problema (um dos mais importantes) é o estado gastar mais do que arrecada, este é o déficit público.
Qual o efeito disto?
O estado não produz nada, ele é financiado pela população quando as despesas são maiores que as receitas o governo precisa tomar um empréstimo para honrar seus compromissos. Como sabemos todo empréstimo tem uma taxa de juros a ser paga, no caso do Brasil esses juros é a taxa SELIC.
Quanto maior a dívida, menos dinheiro tem a união para sustentar as necessidades do país, assim se investe menos, produz-se menos e o governo arrecada menos imposto e entramos em um ciclo vicioso.
Por isso, há necessidade das reformas.
Outro grande problema é a inflação, que é o aumento dos preços dos produtos e serviços.
E por que os preços aumentam?
Aumentam por causa da lei da oferta e da procura, os recursos são escassos, ou seja, quanto menos quantidade de um produto maior é o seu preço.
Num país em crise (além de outros fatores) a União tem menos dinheiro destinado à produção, as empresas pagam juros altos para tomar dinheiro emprestado e, portanto, investe menos na sua produção e com isso há menos oferta de produto e o preço aumenta.
Exemplo:
Uma plantação de batatas tem previsão de colheita suficiente para que toda a população da cidade compre e ainda sobra uma grande quantidade. Para não ficar com batatas no estoque o vendedor diminui o preço para que assim ele venda mais.
Porém, no ano seguinte houve uma grande geada que afetou a plantação e só terá batatas para metade dos habitantes, nesse caso o vendedor vai vender para quem pagar mais e com isso o preço aumenta.
O desafio de uma sociedade é criar o ambiente para que as empresas tenham condições de investir na produção e com isso gera-se emprego, renda e oferta de produto.
O Governo gasta menos do que arrecada(superávit) assim há recursos para investir em obras que não sejam de interesse da iniciativa privada, educação, saúde, segurança e etc., ou seja, também gera emprego e renda para o equilíbrio da sociedade.
Notem a importância de sabermos escolher bem quem irá administrar os recursos e os rumos do nosso país. Por isso, temos muita responsabilidade na hora de escolher nossos representantes.
Espero que tenha conseguido simplificar os conceitos de economia para todos vocês.
Saúde, sucesso e sorte é o que desejo.