Estimativa que todos mineiros acima de 18 anos recebam ao menos a primeira dose entre outubro e dezembro
O Governo de Minas anunciou que adotará nova estratégia na campanha de vacinação contra a Covid-19. No objetivo de acelerar o processo de imunização no estado, a meta é vacinar com a primeira dose, todos mineiros acima de 18 anos, no prazo de outubro e setembro de 2021. As mudanças de diretrizes, foram anunciadas em coletiva de Imprensa na Cidade Administrativa, pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, na última terça-feira (8).
Após o termino da vacinação dos trabalhadores da educação (nível básico e superior), 70% das vacinas contra a covid-19 recebidas por Minas serão destinadas para aplicações por idade, enquanto 30% servirão aos grupos prioritários, indicados no Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo o secretário de Saúde, é preciso vacinar o grupo prioritário, mas aumentar também a quantidade de pessoas vacinadas, o que é possibilitado pela vacinação por idade.
Atualmente, 5.193.899 de mineiros receberam a primeira dose e 2.462.245 foram imunizados com a segunda dose, um total de mais de 7 milhões de vacinas aplicadas no estado – os dados são do Painel Vacinômetro da SES-MG. A expectativa é que nesse mês de junho, Minas Gerais receba cerca de 4 milhões de doses de vacinas para dar sequência à imunização, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Jansen, do grupo Johnson & Johnson (requer apenas uma dose).
As pessoas com idade de 50 anos, também podem ser vacinadas nesse mês, caso o ritmo atual de aplicações seja mantido, segundo Fábio Baccheretti: “Se continuar nessa aceleração, conseguiremos ampliar, sim. Lembrando que quanto mais baixa a idade, maior o número de pessoas também. Mas até o fim deste mês, acreditamos que a vacinação da faixa de 50 anos seja uma realidade no estado”, disse o secretário.
Na noite de terça-feira (8), o lote contendo 237.510 doses de vacinas da Pfizer, desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins; contabilizando a 23ª remessa de vacinas recebidas por Minas gerais. As doses chegam para dar sequência ao esquema vacinal dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde: Forças de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz com algum acometimento na saúde, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores portuários, de transporte aéreo e da Educação.
Redação Folha Real com Informações do Governo do Estado de Minas Gerais