O espaço facilita o acesso de informações aos empreendedores e serviços necessários para abrir e manter regularizado seu negócio
No intuito de oferecer suporte aos empreendedores locais, a Prefeitura Municipal em parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Sebrae Minas, inaugurou no dia 27 de maio, a unidade da Sala Mineira do Empreendedor (SME), em Desterro de Entre Rios. O Espaço disponibiliza serviços gratuitos para empreendedores do município e outros próximos.
A unidade inaugurada irá fortalecer e potencializar pequenas empresas na cidade, os empreendedores que possuem dúvidas em relação aos procedimentos ligados à tributação e obrigações, poderão contar com instruções da SME nesses devidos processos. Desse modo, a expectativa é reduzir a burocracia e fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios na região.

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
Para o analista do Sebrae, Luís Paulo Nascimento, a Sala Mineira tem como objetivo atuar lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para empreendedores de todos os portes, além de facilitar a abertura de novas empresas.
“Nos últimos cinco anos, Desterro de Entre Rios tem apresentado um constante desenvolvimento econômico em suas atividades. A Sala Mineira no município vem para oferecer apoio aos empreendedores locais e também para aqueles que desejam iniciar a sua jornada no empreendedorismo”, ressalta.
A iniciativa pode gerar bons frutos a cidade, a partir do momento em que se aquece a economia da região, a viabilização na geração de empregos torna-se uma realidade.
Localizada na rua José Augusto, 671 – Centro, a Sala Mineira do Empreendedor realiza atendimentos presenciais no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os interessados podem sanar duvidas pelo telefone de contato (31) 3736-1541.
Conheça os serviços oferecidos:
Orientações e informações:
* Orientação prévia sobre o processo de registro.
* Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal.
* Como se tornar um fornecedor da prefeitura.
* Processos de aquisições públicas municipais em andamento.
* Mapa de oportunidades para o empreendedor.
* Distribuição de material informativo.
Prestação de serviços:
* Responder à consulta de viabilidade do negócio.
* Adequar e integrar a Redesimples por meio do Minas Fácil.
* Protocolo do licenciamento municipal de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e demais empresas.
* Emissão das Guias de Recolhimento das taxas municipais (formalização, alteração e baixa).
* Emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
* Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIMEI.
* Cumprir os prazos pactuados com a JUCEMG para emissão da inscrição municipal e alvará de localização e funcionamento.
Vantagens:
* Maior arrecadação.
* Desenvolvimento social para a população.
* Excelente marca para sua gestão.
* Oportunidades para os cidadãos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sebrae MG/ Aline Reis
Parabéns!! Vê-se por esta iniciativa que Desterro finalmente entra no caminho do desenvolvimento e busca o bem estar social. O prefeito Waguinho Duarte vai se firmando com uma excelente administração e uma esperança importante para os desterrenses.