Hoje iremos explorar a Cachoeira do Valdemar, situada em Passa Tempo – MG.
Este patrimônio natural leva esse nome, pois no início do século XX havia um grande fazendeiro chamado Valdemar Urbano, o qual possuía uma enorme quantidade de terra. A Cachoeira do Valdemar estava dentro destes terrenos. Sua propriedade era estimada em aproximadamente 40 km quadrados, abrangendo os municípios de Passa Tempo, Desterro de Entre Rios e Piracema.
Hoje em dia o seu terreno foi fragmentado, divido entre heranças e vendas. A Cachoeira fica próxima do vilarejo chamado Brandão, e também, das Fazendas Beira Rio e Urbanópolis.
A Cachoeira do Valdemar é uma um local muito atraente para os visitantes. O rio que da vida a ela é o Rio Pará, um rio de larga escala que neste ponto, juntamente com grandes formações rochosas em declive formam uma cascata de beleza única. É possível observar muita água deslizando sobre as pedras, principalmente, em épocas de cheia. Após a queda d’agua, forma-se um tanque, que em condições normais pode chegar até 2 metros de profundidade. O local não é muito propício para o nado, devido a grandes rochas no fundo do tanque, o deixando bem irregular e de certa forma perigoso.
O grande atrativo desta cachoeira é a contemplação da natureza, a cascata por si só já é de grande admiração e toda a área ao redor da cachoeira é muito agradável. Possuem algumas árvores que proporcionam uma sombra confortável, além de grandes lajes de pedra lisas que facilitam o acesso por toda sua extensão. As lajes descem o curso do rio, proporcionando vários locais para serem explorados. Por ser um local aberto e com bastaste vegetação ao seu redor, é um excelente lugar para quem gosta de acampar. É tão propicio que o próprio rio traz grandes quantidades de madeira que ficam depositadas a beira do rio, facilitando a manutenção de fogueiras. Pense o quão agradável é acampar neste lugar, contemplando a cachoeira, a fogueira e o céu a noite, neste local é surreal, devido à distância dos polos urbanos,
Fica a dica galera!
Um detalhe interessante e não muito positivo sobre esta cachoeira é a qualidade da água. Ela não é completamente limpa, pois boa parte do esgoto de Desterro de Entre Rios é depositado no rio desta cachoeira. Porém, a natureza com a perfeição que tem sempre dá um jeito, né?
O esgoto depositado no rio fica aproximadamente 10 km antes de chegar na cachoeira, dando tempo do rio realizar um procedimento biológico chamado autodepuração, que se define na neutralização de cargas poluidoras de origem orgânica. Este processo é natural e responsável por metabolizar as cargas poluídas devido a respiração dos micro-organismos presentes na água, que por sua vez decompõem a matéria orgânica. Uma mágica perfeita da natureza.
Como chegar na Cachoeira do Valdemar:
Abaixo dois links, um saindo de Desterro e outro saindo de Passa Tempo. Ambas as rotas terminaram exatamente enfrente uma porteira, que fica à direita após a ponte sobre o rio Pará. Depois da porteira não há como chegar de carro. Porém, é muito simples. É só seguir o trilho por entre o pasto, aproximadamente 1 km de caminhada, e chegaram ao seu destino.
- Mapa saindo de Passa Tempo (clique aqui);
- Mapa saindo de Desterro de Entre Rios: (clique aqui).
Vale ressaltar, novamente, , dois tópicos que são de extrema importância:
- Todo cuidado é pouco para a visitação em cachoeiras. O terreno normalmente é irregular com muito lodo, umidade nas pedras, pedras pontiagudas, tanques fundos e etc. O risco de acidentes é grande. É aconselhado ter muita atenção, principalmente, com as crianças.
- O lixo não faz parte da natureza, ele a mata e traz danos para todo o ecossistema e para nós seres humanos. Sejam conscientes, Galera! Quando forem para estes locais e levarem alimentos, bebidas e afins, levem eles de volta com você. Infelizmente é muito comum ver muito lixo em nossas cachoeiras e em todo o meio ambiente. Traga o lixo contigo e deixe apenas o amor e a gratidão por ter o privilégio de poder contemplar esta maravilha que é a natureza, em todas as suas formas.
Divirtam-se com consciência, até a próxima!