Nesta segunda-feira, 5, as 28 Unidades de Saúde (URSs) começaram a receber mais vacinas contra o coronavírus. Ao todo, foram 1.016.650 doses de imunizantes, enviadas pelo Ministério da Saúde para Minas Gerais. Este é o 11º lote que estado recebe, nele contém 943.400 doses da CoronaVac e 86.750 doses da vacina fabricada pela AstraZeneca/Fiocruz.
Os imunizantes serão utilizados no avanço da vacinação em Minas, o governo espera usar essa nova remessa para imunizar idosos entre 65 e 69 anos, além dos profissionais da saúde e iniciar as vacinas dos trabalhadores das Forças de Segurança do estado e professores, conforme decisão do Comitê Gestor Nacional de Enfretamento da Pandemia de Covid-19, no dia 26 de março, onde o governador Romeu Zema, incluiu que os policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais e os professores serão vacinados com prioridade a partir desta remessa.
Dentro deste grupo de Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, haverá critérios de prioridade, como: trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimentos pré-hospitalar, ações de vacinação contra COVID-19, ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independentemente da categoria. Todos previamente definidos pela a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).