Em boletim epidemiológico publicado no final da tarde de ontem, segunda-feira, 22, o sistema público de Belo Horizonte ultrapassou o índice total de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) direcionados para o tratamento de pacientes com corona vírus.
Na rede pública documentos relatam que a taxa de ocupação é 101,4%, isso significa que os 444 leitos preparados para receber infectados pelo covid-19 estão ocupados. Nas UTI da rede particulares a taxa de ocupação é de 114,4%¨. O sistema beira o colapso, somados os leitos particulares e públicos são 819 vagas existentes para infectados, a taxa total de ocupação representa 107,3% dos leitos.
Contabilizando as enfermarias públicas (SUS) de Belo Horizonte a taxa de ocupação é de 75,8%, já na rede particular, chegou a bater a margem dos 107,6 no domingo, 21. Somado as duas frentes a ocupação é de 87,9%. Os dados indicam que o indicador, referente às UTIs, atingiu o índice vermelho. O índice de infecção está no amarelo com 1,17, na prática esse número representa que a cada 100 pessoas infectados com o coronavírus, outros 117 também adoecem em Belo Horizonte.
Vale ressaltar, que a capital mineira decretou medidas restritivas mais rígidas e entrou na Onda Roxa do programa Minas Consciente do Governo Estadual na última terça-feira,16.