Os hospitais da região beiram o colapso, por isso hoje, 12 de março, a Macrorregião Centro-Sul, que abrange Desterro e Entre Rios, trabalha com 100% de ocupação dos leitos de UTI para covid-19. Diante disto, o governo do estado incluiu a região na Onda Roxa, vale ressaltar que nessa fase do programa Minas Consciente, os munícipios são obrigados a aderir os protocolos a serem seguidos.
As novas medidas são:
Restrição e Circulação
- Circulação restrita de pessoas das 20h às 5h;
- Proibição da circulação de pessoas sem o uso de máscara;
- Proibição de pessoas com sintomas de gripe, exceto para realizar exames/consultas em hospitais.
- Proibido eventos públicos ou privados
- Proibido reuniões presenciais, inclusive, reuniões familiares.
Funcionamento dos Serviços Essenciais:
- Comércio (restaurantes e bares) somente via Delivery;
Podem funcionar com atendendo as regras de distanciamentos e protocolos contra a covid-19
- Setor de Alimentos (mercados e armazéns);
- Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinários);
- Bancos
- Transportes públicos, táxis e transportes de aplicativos (sendo todos relacionados a deslocamentos com relação as atividades essenciais);
- Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;
- Manutenção de equipamentos e veículos;
- Construção Civil;
- Serviços de TI, dados, imprensa, comunicação;
- Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios, etc.)
O Deslocamento, entre 20h e 5h, por qualquer motivo, fora os ligados aos serviços essenciais, deverão ser justificados. A fiscalização contará com o apoio da Polícia Militar. A medida começa valer neste sábado, 13 de março, o prazo inicial de duração de 15 dias.
A partir deste sábado também, os municípios de Carmópolis de Minas, Passa Tempo e Piracema aderiram a Onda Vermelha do plano de combate ao coronavírus Minas Consciente. Veja abaixo, as novas medidas adotas por cada uma dessas cidades para conter o aumento dos casos de coronavírus:
Em Carmópolis de Minas:
- Fica suspenso, aos sábados e domingos, por tempo indeterminado, o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, permitindo o atendimento apenas pelo sistema de Delivery;
- Estabelecimentos comerciais, atacadistas e varejistas poderão abrir de segunda a sexta até às 22 horas;
- Apenas os serviços essenciais podem funcionar normalmente atendendo aos protocolos de segurança contra a covid-19;
- Restaurantes na BR-381, podem comercializar normal de segunda a sexta até às 22h. Das 22h às 6h, aos sábados e domingos fica proibido a comercialização de bebidas alcoólicas;
- Qualquer estabelecimento comercial, industrial ou serviço que tenha casos relacionados ao covid-19 precisarão passar por uma higienização, onde o proprietário será o responsável pelos custos;
- Transportes públicos irão circular com 50% da capacidade;
- De segunda a sexta fica permitido a pratica de esportes em locais públicos ou particulares, sendo proibido a comercialização de alimentos ou bebidas, seja em lanchonetes ou ambulantes.
Em Passa Tempo:
- O comércio local pode funcionar neste sábado, 12 de março, com atendimento ao público até às 12h.
- Neste final de semana, somente, das 12h01 do sábado, 12 de março, até às 6h da próxima segunda-feira dia, 15 de março, os estabelecimentos comerciais só poderão funcionar com sistema Delivery, sendo extremamente proibido a retirada de produtos no local.
- Postos de combustível, farmácias, laboratórios, borracharias, lava jato, oficinas e afins poderão funcionar, desde que respeitem as medidas de prevenção contra a Covid-19 (Distanciamento social, uso de máscara e os protocolos de higiene recomendados).
- Nos demais dias, de segunda a sexta-feira, os restaurantes poderão atender o público normalmente, no sábado e domingo até às 17h, respeitando os protocolos e garantindo que cada cliente ficará no máximo 30 minutos no local. A venda de bebidas alcoólicas está proibida.
Em Piracema:
- Fica suspenso por tempo indeterminado o funcionamento de bares e ambulantes que comercializem bebidas e alimentos em geral, somente podem atender pelo sistema de Delivery;
- Suspensa à atividade de futebol;
As medidas dos três municípios, serão revistas após o período de 15 dias, podendo ser prorrogado caso houver a necessidade, sobre o aviso de uma possível inclusão na Onda Roxa a qualquer momento.
Isso sim. O povo esta bricando com a doenca desterro tem q fechar os supermercado e trabalhar com delivry